Projeto Primeiro Livro melhora autoestima de internos da Fundação Casa – Advocacia Mariz de Oliveira
920
post-template-default,single,single-post,postid-920,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive

Projeto Primeiro Livro melhora autoestima de internos da Fundação Casa

No começo de junho aconteceu o evento TEDXSãoPaulo, que reúne palestrantes com ideias inspiradoras. Uma das apresentações foi de Luis Junqueira, um professor de Letras que criou o projeto Primeiro Livro.

Formado pela Unicamp, Junqueira teve ideia de desenvolver o projeto depois de auxiliar professores de Língua Portuguesa em uma escola em Campinas, em 2006. Em 2008 veio para São Paulo e deu andamento ao método de ajudar crianças a produzirem seus próprios textos em um colégio de Alphaville.

O processo começa com o professor lendo alguns autores e identificando as dificuldades — gramaticais ou de estilo — dos alunos. Há vídeo aulas comentando erros e dando diretrizes. As crianças não apenas escrevem, mas também fazem o projeto gráfico e ilustrações, impressão, organizam festa de lançamento — com direito a autógrafos e tudo!

Há um ano Luis levou o projeto para duas unidades da Fundação Casa e para uma escola municipal de Heliópolis. Em sua apresentação no TEDXSãoPaulo mostrou como a criação dos livros melhora a autoestima das crianças, dá auto confiança e ajuda a lidar com emoções.

Atualmente, ele investe no desenvolvimento de uma plataforma que vai disseminar o método de ensino pelo Brasil.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Assista ao vídeo a seguir: